Home » Destaque » V EXPEDIÇÃO CAMINHOS DOS GERAES | Dep. Gil Pereira: “Recursos públicos e privados para preservação das Cavernas do Peruaçu”
V EXPEDIÇÃO CAMINHOS DOS GERAES | Dep. Gil Pereira: “Recursos públicos e privados para preservação das Cavernas do Peruaçu”

V EXPEDIÇÃO CAMINHOS DOS GERAES | Dep. Gil Pereira: “Recursos públicos e privados para preservação das Cavernas do Peruaçu”

Ao participar do Roteiro Peruaçu, integrante da V Expedição Caminhos dos Geraes, no dia 07/09/17, o parlamentar destacou a beleza e importância do acervo natural e cultural da região, apontando a necessidade de atração de investimentos públicos e da iniciativa privada para sua proteção. O deputado Gil Pereira defende o reconhecimento, pela Unesco, do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como Patrimônio da Humanidade.

“O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas, apresenta total viabilidade de receber não apenas a chancela da Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, mas também de Sítio do Patrimônio Natural, a exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conforme apoio já obtido junto a dirigentes da organização. Este é o nosso objetivo, divulgar ainda mais este importante acervo arqueológico, rupestre e espeleológico no mundo, atraindo também investimentos indispensáveis à sua conservação”, declarou o deputado Gil Pereira.

A V Expedição Caminhos dos Geraes – 2017 foi idealizada e executada de 7 a 10 de setembro pela Fundação Genival Tourinho, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, dos institutos Grande Sertão e Vidas Áridas e, também, da Organização Vida Verde (Ovive). Iniciado em 2005, o evento conta com participação de pesquisadores, estudantes, ambientalistas, jornalistas, representantes da comunidade e convidados, que deslocam-se pelo território norte-mineiro observando belezas naturais, como veredas, cachoeiras, rios, parques e cavernas, bem como registrando agressões ao meio ambiente. Também foram realizados os roteiros Espinhaço e Serra do Cabral.

Parque

Sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu apresenta belas paisagens emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.

A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hectares, compreendendo os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas.

O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir experiência segura

Expedição também contou com participação de ambientalistas, biólogos, engenheiros e representantes de órgãos estaduais e federais, como Ibama e IEF

http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/8642-o-parque-nacional-cavernas-do-peruacu

IMG_9950 WhatsApp Image 2017-09-14 at 18.08.50 (1)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*