Home » Destaque » SOLAR POWER INTERNATIONAL: EDF – Energies Nouvelles é destaque em evento nos EUA
SOLAR POWER INTERNATIONAL: EDF – Energies Nouvelles é destaque em evento nos EUA

SOLAR POWER INTERNATIONAL: EDF – Energies Nouvelles é destaque em evento nos EUA

Consorciada com a Canadian Solar, francesa iniciou em agosto energização da Planta Solar de Pirapora 

Ao lado de especialistas e executivos da empresa EDF Energies Nouvelles, entre outros dos setores privado e governamental, o deputado GIL PEREIRA participou de 10/09 a 13/09/17, no Centro de Convenções Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA), deste que é considerado um dos maiores eventos mundiais de energia solar fotovoltaica, cuja programação incluiu conferências e ambientes de negócios.

“Entre os 3 expositores ‘Premium’, a EDF e sua parceira investiram total de R$ 2 bilhões em Pirapora (MG), no Norte de Minas. É a primeira planta de geração solar do Brasil com 100% de painéis fotovoltaicos de fabricação nacional (1,2 milhão), fornecidos pela unidade da Canadian Solar, de Sorocaba (SP), também participante de destaque na mostra internacional”, destacou o deputado Gil Pereira, ao lembrar também pontos de interesse durante os debates: regulação e segurança jurídica para o setor fotovoltaico brasileiro.

“O mercado solar fotovoltaico brasileiro desperta cada vez mais interesse dos investidores do mundo, com destaque para Minas Gerais, que é campeã, protagonista e referência nacional, porque saiu na frente, garantido incentivos necessários para o setor. Resultado do nosso trabalho parlamentar, que desde 2013 criou ambiente institucional e legislação de estímulo às energias renováveis”, declarou o deputado Gil Pereira.

ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveu, no dia 12/09/17, parte da Solar Power International, o evento Invest in Brasil: Photovoltaics. Entre os destaques: o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), Nelson Colaferro Jr, que abordou o momento positivo e as oportunidades do mercado fotovoltaico brasileiro; e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, sobre os planos governamentais de expansão e as perspectivas para a energia solar no país.

Consórcio EDF/Canadian

A empresa francesa EDF detém 80% do empreendimento em Pirapora (MG): a maior usina fotovoltaica da América Latina. “Iniciada no dia 23/08/17, a energização da Plantar Solar de Pirapora, com conexão à rede de transmissão da Cemig, atingirá a marca de 191 MWp. No 1º semestre de 2018, entrará em operação sua capacidade instalada total de 411 MWp, conforme solicitação dos empreendedores atendida pelo Ministério de Minas e Energia (MME)”, informou o deputado Gil Pereira.

A implantação está sendo executada por consórcio empresarial grego, que conta com os melhores engenheiros e técnicos do mundo, incluindo países como França, Espanha e Portugal. Outro diferencial da planta solar de Pirapora: é o primeiro projeto a receber financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A francesa EDF possui atualmente 10 mil GW de capacidade instalada em energias renováveis no mundo, 20% dos quais referentes à geração solar fotovoltaica, considerando somente seus empreendimentos próprios.

Ambiente

Apesar de o momento econômico apresentar desafios aos investidores, a expectativa na Solar Power International foi de otimismo em relação ao Brasil, devido ao marcante crescimento verificado e à perspectiva no setor solar fotovoltaico nacional, especialmente diante do leilão de energias renováveis marcado para o final deste ano.

O MME publicou no dia 07/08/17 a portaria 293/2017 estabelecendo as diretrizes para a realização de leilões de energia nova. Foi realizado um leilão do tipo A-4 e outro do tipo A-6, em dezembro de 2017. De acordo com a portaria, o prazo para entrega de documentos, de que trata o caput, será até o meio-dia do dia 6 de setembro de 2017. Os certames negociarão contratos para UHEs, eólicas, solares e térmicas a gás, biomassa e carvão.

“Representa conquista nossa, com solicitação diretamente atendida pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Especialistas preveem que o Brasil poderá ficar entre os maiores mercados de energia solar no mundo até o fim deste ano”, considera o deputado Gil Pereira.

WhatsApp Image 2017-09-14 at 14.40.15

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*