Home » Destaque » SAMU Macro Norte: UTI Móvel: ampliação da frota autorizada pelo Ministério da Saúde
SAMU Macro Norte: UTI Móvel: ampliação da frota autorizada pelo Ministério da Saúde

SAMU Macro Norte: UTI Móvel: ampliação da frota autorizada pelo Ministério da Saúde

Foi conquista nossa, com solicitação atendida pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros (Portaria nº 3.863 – 27/12/17). Em fevereiro (foto), liderei missão de prefeitos da minha base no Norte de Minas, também integrantes do consórcio Cisrun, que apresentaram em Brasília a demanda ao secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, indicado pelo PP. Resultado: Bocaiuva, Monte Azul, Francisco Sá, Manga e Salinas receberão R$ 250 mil cada para ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), ou UTI Móvel, equipadas e tripuladas para socorro a pacientes muito graves, por médico intensivista, enfermeiro e condutor especializados”.

A declaração foi feita pelo deputado Gil Pereira, ao comentar a portaria do Ministério da Saúde que autoriza e regulamenta que o Fundo Nacional de Saúde repasse recursos aos entes federados para aquisição de ambulâncias de Suporte Avançado de Vida.

Atualmente, estes municípios possuem bases do SAMU com ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), sendo atendidos por USAs de bases localizadas em outras cidades, caso haja necessidade, o que provoca maior tempo de espera.

Especiais

As USAs são também conhecidas como UTIs móveis e dispõem de equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas como trombolíticos (essenciais para pacientes com infarto agudo do miocárdio), entre outros dispositivos especiais. Por outro lado, as unidades básicas têm equipe formada por condutor socorrista e técnico em enfermagem.

A prefeita de Bocaiuva e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Marisa Alves, comemora o significativo avanço, representado por mais uma opção de atendimento especializado, que também beneficiará os seguintes municípios da sua microrregião: Engenheiro Navarro, Olhos d’Água, Francisco Dumont, Guaraciama, Itacambira, Claro dos Poções, Joaquim Felício e Juramento, integrantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Portal do Norte (Cis Portal).

Ainda de acordo com o Diário Oficial da União, a portaria assinada pelo ministro Ricardo Barros entra em vigor na data de sua publicação, que ocorreu em 27 de dezembro, e o repasse de verbas foi aprovado pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips). As instituições beneficiadas terão 270 dias, a contar do recebimento dos recursos financeiros para a aquisição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*