Home » Notícias » ORÇAMENTO DA UNIÃO | VELHO CHICO: Deputado Gil Pereira cobra recursos para revitalização da porção mineira da bacia
ORÇAMENTO DA UNIÃO | VELHO CHICO: Deputado Gil Pereira cobra recursos para revitalização da porção mineira da bacia

ORÇAMENTO DA UNIÃO | VELHO CHICO: Deputado Gil Pereira cobra recursos para revitalização da porção mineira da bacia

Ao se reunir nesta quarta-feira (31/05/17) em Brasília com o deputado Cacá Leão (PP/BA), designado pela Comissão Mista (CMO) como relator-geral do Orçamento da União, o deputado Gil Pereira (PP/MG) cobrou a alocação de maior volume de recursos para as ações de revitalização da área mineira da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco, instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), será celebrado neste sábado (03/06/17) em várias cidades localizadas ao longo do seu curso.

Minas Gerais é responsável por aproximadamente 76% da água da bacia do Velho Chico, o que justifica portanto a destinação de parcela maior dos recursos para a sua revitalização, condição para viabilizar a transposição e o uso da água no Nordeste brasileiro. O Orçamento Federal 2018 deverá ser definido até o mês de setembro”, explicou o deputado Gil Pereira.

Desde 2005, o deputado Gil Pereira defende a revitalização do Velho Chico. A construção da Barragem de Jequitaí, por exemplo, garantirá o lançamento de 34 m³/s de água no rio, volume superior ao necessário à transposição: 26 m³/s. O projeto prevê a construção de dois barramentos, o que possibilitará irrigação de 35 mil hectares em área agrícola e geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 12 municípios.

Temos lutado pela liberação de recursos para saneamento básico junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Também são necessárias as verbas relacionadas aos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, destinadas à recomposição das matas ciliares, recuperação e preservação das nascentes e desassoreamento do leito”, citou o deputado Gil Pereira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*