Home » Notícias

Notícias

BNDES: Energia fotovoltaica: pessoa jurídica também tem direito ao crédito barato

O BNDES aprovou mudanças no Programa Fundo Clima. Desde 05/06/18, no subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes, pessoas físicas podem ter acesso a financiamentos para a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração (placas fotovoltaicas, aerogeradores, geradores a biogás e equipamentos necessários). Pessoas jurídicas também têm direito ao crédito com as mesmas condições, exceto empresas com renda anual superior a R$ 90 milhões, que terão taxa final máxima de 4,55% a.a.. Assim sendo, produtores rurais, empresas, prefeituras e governos estaduais também foram contemplados. Os recursos poderão ser contratados em operações indiretas por meio de bancos públicos. Confira exemplo ... Read More »

ALMG: Deputado Gil Pereira debateu desafios e potencialidades do Norte e Nordeste de Minas

Nesta quinta-feira (14/06/18), ao meio-dia, a TV Assembleia exibiu programa inédito de debate com participação do deputado Gil Pereira. Entre outros destaques, o parlamentar abordou a questão hídrica regional (construção de grandes barragens), a revitalização do Velho Chico e as energias renováveis (em especial, a implantação de energia solar fotovoltaica no Norte de Minas), temas predominantes durante sua atuação como presidente da Comissão de Minas e Energia (Biênio 2015-2016). Reprises – O Assembleia Debate poderá ser assistido em reprises conforme o cronograma: às sextas, aos sábados e às quartas-feiras, às 21h; aos domingos, às 13h; e às segundas-feiras, às 23h. ... Read More »

Malha ferroviária vem definhando há mais de cinco décadas

Deputados e representantes da sociedade civil reforçaram a importância de se pressionar o governo federal, que anunciou a renovação antecipada das concessões de ferrovias no País, pela reforma e ampliação desse tipo de transporte. O alerta foi feito em solenidade nesta quinta-feira (14/06/18) para a apresentação formal da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG. Criada pela Mesa no último dia 05/06/18, a comissão tem como presidente o deputado João Leite (PSDB). O deputado Gil Pereira apresentou requerimentos junto à recém-criada comissão, que já foram aprovados, para realização de audiências públicas nos municípios de Montes Claros, Pirapora, Monte Azul, Bocaiuva e Januária. Objetivo: debater a ... Read More »

BRASIL: Casas com energia solar fotovoltaica aumentaram 10 vezes em um ano

Ambiente Energia | 13/06/18 A energia solar no Brasil ultrapassou a marca de 1,5 Gigawatts de capacidade instalada e deverá fechar o ano com 2,4 GW, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). Há um ano, a fonte solar abastecia cerca de 60 mil residências, número que pulou para 633 mil residências em 2018. Ao todo são 30.039 sistemas instalados de geração distribuída no País, somando R$ 2,1 bilhões em investimentos desde 2012. “O BNDES lançou no dia 05/06/18 crédito barato também para pessoa física, atendendo ao nosso requerimento (RQC 3994/2015), período em que presidi a Comissão de Minas e Energia da ... Read More »

ALMG – Possível fim do contrato entre Cemig e Caixa será debatido

O convênio entre a CEF e a Cemig, que possibilita o pagamento das contas de luz nas casas lotéricas do Estado, pode não ser renovado. Os possíveis problemas do cancelamento motivaram audiência da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na ALMG (auditório), nesta quarta-feira (13/06/18), às 15h. O deputado Gil Pereira participará da reunião. O deputado Gil Pereira protocolou requerimento (nº 11.060/2018), solicitando ao Governo do Estado para que seja revisto o cancelamento do contrato com a CEF. O parlamentar irá ainda se reunir no dia 20/06/18, em Brasília, para tratar do assunto com o presidente da instituição financeira, Nelson ... Read More »

MONTES CLAROS: Amams sediou Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene

O deputado Gil Pereira participou da abertura do Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene nesta terça-feira (05/06/18), no auditório da Amams, em Montes Claros. Realizado por meio da mobilização de várias entidades, com participação de acadêmicos, empresários, políticos e gestores públicos, o evento teve o objetivo de criar pautas e projetos voltados para o desenvolvimento regional. O presidente da Amams e prefeito de Januária, Marcelo Felix, ressaltou a importância da realização do fórum, “como fator de preparação e organização para que a região receba os novos projetos e investimentos tão necessários”. O deputado Gil Pereira enfatizou que a ... Read More »

CÂMARA FEDERAL | BRASÍLIA: Seminário “30 Anos do SUS” foi realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

O deputado Gil Pereira participou nesta quarta-feira (06/06/18) na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Seminário “30 Anos do SUS” promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Compuseram a mesa o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o ex-ministro, Ricardo Barros, ambos correligionários do parlamentar, que esteve ainda ao lado do deputado Marcus Pestana, durante o evento. Os participantes divergiram sobre as causas dos problemas existentes na saúde pública, atribuídos ao subfinanciamento e à gestão ineficiente dos recursos. Contudo, os debatedores foram unânimes ao elogiar o sistema, que atende 70% da população brasileira. O ministro da Saúde, Gilberto ... Read More »

ENERGIA SOLAR EM CASA: BNDES lança crédito barato também para pessoa física

“Afinal, o banco atendeu ao nosso requerimento (RQC 3994/2015), período em que presidi a Comissão de Minas e Energia da ALMG. Conquista na verdade resultante da luta desde minha gestão como secretário de Estado, que atende agora toda a população do Norte de Minas, que passará a gerar sua própria energia, abatendo da conta de luz a energia gerada em casa. Juros anuais muito baixos: 4,03% e 12 anos para quitar o empréstimo, com carência entre 3 e 24 meses! O financiamento dos sistemas de placas fotovoltaicas é pago com a economia na conta de luz. Produtores rurais, empresas, prefeituras ... Read More »

NORTE DE MINAS | PRÓ-FERROVIAS: Deputado Gil Pereira debate ampliação da Ferrovia Centro Atlântica e reativação do transporte de passageiros

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras foi criada nesta terça-feira (05/06/18), por decisão da Mesa Diretora da ALMG, considerando ser fundamental o investimento em infraestrutura para a retomada do crescimento econômico e, ainda, a necessidade de superação dos problemas de mobilidade e de logística, expostos pela greve dos caminhoneiros. O deputado Gil Pereira (PP) apresentou de imediato requerimentos junto à comissão para realização de audiências públicas nos municípios de Montes Claros, Pirapora, Monte Azul, Bocaiuva e Januária, com o objetivo debater a ampliação da Ferrovia Centro Atlântica no Norte de Minas e a reativação do transporte de passareiros. O deputado Gil ... Read More »

Deputado Gil Pereira solicita permanência do pagamento de contas de energia em casas lotéricas

O deputado Gil Pereira protocolou requerimento (nº 11.060/2018), solicitando ao Governo do Estado para que seja revisto o cancelamento do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para o recebimento, pelas Casas Lotéricas, das contas de energia da Cemig. O parlamentar irá se reunir no dia 20/06/18, em Brasília, para tratar do assunto com o presidente da instituição financeira, Nelson Antônio de Souza. Audiência pública sobre o caso será realizada na ALMG, em data a ser definida, também com participação do deputado Gil Pereira. A Cemig foi notificada pela CEF quanto à possibilidade de cancelamento dos contratos de recebimento de ... Read More »