Home » Destaque » NORTE DE MINAS | JANAÚBA: Mais uma usina solar é implantada através da Lei nº 22.549/17 proposta pelo deputado Gil Pereira
NORTE DE MINAS | JANAÚBA: Mais uma usina solar é implantada através da Lei nº 22.549/17 proposta pelo deputado Gil Pereira

NORTE DE MINAS | JANAÚBA: Mais uma usina solar é implantada através da Lei nº 22.549/17 proposta pelo deputado Gil Pereira

 

Foi inaugurada nesta quinta-feira (14/02/19), em Janaúba, mais uma usina solar fotovoltaica de até 5 MW viabilizada no Norte de Minas pela Lei nº 22.549/17, conforme proposta do deputado Gil Pereira. Com investimento de R$ 18,5 milhões e área de 230 mil m2 (equivalente a 27 campos de futebol), a unidade é uma parceria entre a Cemig GD e o Grupo Mori Energia SolarSua capacidade é suficiente para abastecer o equivalente a cinco mil residências.

É uma vitória do nosso trabalho. Representa atração de investimentos privados, geração de empregos locais e de qualidade e produção de energia limpa e renovável. Desde maio passado, foram investidos no Norte de Minas, mais de meio bilhão de reais em usinas até 5 MW. Para 2019, a previsão já supera 1 bilhão de reais”, ressaltou o deputado Gil Pereira.

O deputado Gil Pereira refere-se à Lei nº 22.549/17 e ao Decreto no 47.231/17. O Art. 48, conforme sua proposta, prevê isenção de ICMS sobre toda a energia compensada da micro e minigeração até 5 MW, bem como para o fornecimento de equipamentos, peças partes e componentes de sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica.

Reconhecimento

Janaúba ganha em geração de empregos, renda e arrecadação, além dos reflexos regionais. Registro nosso agradecimento ao deputado Gil Pereira, pois Minas Gerais é o único Estado que oferece isenção a usinas de até 5 MW, conforme legislação por ele proposta, fator fundamental de competitividade neste segmento”, afirmou o prefeito Isaildon Mendes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios, Walter Moreira Abreu, destacou “a luta do deputado Gil Pereira na ALMG para que Minas Gerais disponha hoje de adequada legislação de incentivo a empreendimentos solares, especialmente até 5 MW”.

O incentivo tributário assegurado por legislação estadual específica atrai projetos e investimentos em energia solar, fatores essenciais à recuperação econômica de Minas Gerais, com geração de empregos e renda”, ressaltou o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa, ao comentar a atuação legislativa do deputado Gil Pereira.

Em sintonia com o desejo do consumidor por redução no custo da energia e a necessidade de diversificação da matriz energética, a pioneira e inovadora legislação de Minas com incentivos ao setor solar fotovoltaico, implantada desde 2013, foi elaborada e aprovada através da atuação direta do deputado Gil Pereira. No 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), em Fortaleza, especialistas e investidores destacaram a posição mineira de liderança no ranking nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*