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NORTE DE MINAS: Deputado Gil Pereira cobra investimentos para reativar e implantar ferrovias na região
Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, e deputado Gil Pereira

NORTE DE MINAS: Deputado Gil Pereira cobra investimentos para reativar e implantar ferrovias na região

Ao participar no dia 14/08/19, na Assembleia Legislativa, do anúncio da cooperação entre o governo estadual e a ANTF para elaboração do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, o deputado Gil Pereira cobrou investimentos no âmbito da renovação antecipada das concessões, na qual estão em jogo recursos da ordem de R$ 6 bilhões, processo conduzido pela União. Gil Pereira defendeu pontos prioritários para a região, como reativar a ligação ferroviária para o Norte de Minas, para transporte de passageiros e cargas, e implantar linha ferroviária integrada ao sistema, entre Pirapora e Unaí, para escoamento da produção de grãos do Norte e Noroeste de Minas.

Durante a solenidade, Gil Pereira debateu todos esses itens com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde (também norte-mineiro), o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, outros representantes de Estado e parlamentares, além do diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Simões Paes.

Corredor ferroviário

Minas Gerais deve retomar o protagonismo das ferrovias, que fazem parte da nossa essência afetiva e econômica”, declarou o deputado Gil Pereira. Ao falar sobre seus requerimentos apresentados à Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, o parlamentar ressaltou “a importância social e econômica de reativarmos a ligação ferroviária para o Norte de Minas, para transportar passageiros e cargas, na rota de Belo Horizonte até a Bahia, passando pelo estratégico corredor ferroviário que inclui Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiuva, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, Porteirinha, Mato Verde, Pai Pedro, Monte Azul e Espinosa”.

Também fundamental, segundo o deputado Gil Pereira, “é a implantação de linha ferroviária integrada ao sistema, entre Pirapora (Norte) e Unaí, para escoamento da produção de grãos do Norte e Noroeste de Minas. Vamos colocar Minas nos trilhos para o futuro”.“Essa é a nossa luta. não é contra nenhum estado, nem contra o governo federal, é a favor dos mineiros”, declarou o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus.

O secretário de Estado Marco Aurélio Barcelos informou que o Plano Estratégico Ferroviário será elaborado no prazo de 13 a 15 meses, por empresa privada a ser contratada pela ANTF. O estudo já prevê ações como o Contorno Ferroviário de Montes Claros e aAdequação da Ligação Ferroviária (bitola) no segmento de Pirapora.

Ex-secretário de Estado de Des. Econômico, Luiz Antônio Athayde (também norte-mineiro), presidente da ALMG, Agostinho Patrus, e deputado Gil Pereira

Parlamentares, prefeitos, representantes do governo estadual e do setor ferroviário participaram da solenidade de lançamento do Plano Estratégico Ferroviário

 

Confira alguns dos principais requerimentos apresentados pelo deputado Gil Pereira que integram o relatório da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras:

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