Home » Notícias » MINAS E ENERGIA: Comissão da ALMG conhece indústria solar fotovoltaica da cidade de Yixing, na China
MINAS E ENERGIA: Comissão da ALMG conhece indústria solar fotovoltaica da cidade de Yixing, na China

MINAS E ENERGIA: Comissão da ALMG conhece indústria solar fotovoltaica da cidade de Yixing, na China

Ao mostrar aos chineses potencial de investimento no Estado, deputado Gil Pereira (PP) pretende trazer fábricas do setor especialmente para o Norte de Minas

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) cumpre desde o último dia 12/05/16 missão parlamentar na cidade chinesa de Yixing, estando representada pelo seu presidente, deputado Gil Pereira (PP), com o objetivo de conhecer a indústria regional de equipamentos de energia renovável, principalmente fábricas de células e painéis solares fotovoltaicos. Ao mesmo tempo, o deputado Gil Pereira pretende mostrar a empresários e autoridades públicas chinesas o potencial de investimento e mercado para o setor no Estado, principalmente no Norte de Minas.

Pertencente à Província de Jiangsu, Yixing é uma das mais prósperas cidades da China com sua economia baseada no desenvolvimento sustentável. Possui parque tecnológico implantado há cerca de 15 anos que representa referência no País e em nível mundial, devido à sua indústria de alta tecnologia.

A principal atividade econômica da cidade, que reúne mais de 1 milhão de habitantes, é a indústria, principalmente ligada a tecnologias ambientais. Os moradores preservam também fazeres ancestrais como a produção de vasilhames de cerâmica. No setor de turismo, Yixing tem paisagens naturais, florestas de bambu, cavernas submersas e relíquias da antiguidade.

Delegação chinesa da região de Yixing, chefiada pelo vice-prefeito do Governo Municipal Popular, Zhou Bin, foi recebida no dia 27/10/15, em Belo Horizonte, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de MG, pelo seu presidente, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e por comissão suprapartidária de parlamentares, incluindo o deputado Gil Pereira.

 Cadeia fotovoltaica

Agora, durante a missão parlamentar na China, o deputado Gil Pereira visitou várias instalações industriais na região de Yixing, entre as quais duas fabricantes do setor fotovoltaico (células e painéis solares), acompanhado pelo deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT).

“Queremos levar para o Estado, especialmente o Norte de Minas, que detém potencial solarimétrico melhor avaliado pela Cemig, toda a cadeia fotovoltaica, que inclui tecnologia específica e avançada (silício de grau solar). A luta é para garantir visibilidade, mostrando as oportunidades e a viabilidade econômica de investimentos na região”, explicou Gil Pereira.

Uma das fábricas visitadas tem capacidade para produzir placas solares correspondentes a 500 MW de energia por ano, enquanto a produção da outra pode atingir 750 MW em placas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*