Home » Destaque » JANUÁRIA / NORTE DE MINAS: Inaugurada a “Usina Fotovoltaica Deputado Gil Pereira”
JANUÁRIA / NORTE DE MINAS: Inaugurada a “Usina Fotovoltaica Deputado Gil Pereira”

JANUÁRIA / NORTE DE MINAS: Inaugurada a “Usina Fotovoltaica Deputado Gil Pereira”

Empresa Solatio homenageou o parlamentar pelo seu trabalho em favor do setor solar no país 

Com investimento de R$ 32 milhões e capacidade de 9,1 MW, a empresa Solatio inaugurou nesta terça-feira (29/10), em Januária, uma usina solar fotovoltaica que recebeu o nome do Deputado Gil Pereira, através de placa em homenagem à “sua dedicação, ao seu esforço e empenho pelo desenvolvimento do setor fotovoltaico no Brasil”.

“Mais uma conquista para o nosso Norte de Minas! Foi com grande satisfação que participei desta solenidade, ao lado do presidente da Solatio, Pedro Vaquer Brunet, em que recebi homenagem com meu nome indicado para o empreendimento, parceria com a empresa Sindustrial. Reconhecimento ao meu trabalho para transformar o Estado, especialmente o Norte, em referência mundial em energias renováveis, especialmente a solar fotovoltaica. Desde 2011, desenvolvo a construção da legislação mineira de incentivo ao setor, que inclui a Lei de minha autoria, única no país que isenta de ICMS usinas até 5 MW. Agradeço a homenagem recebida”, declarou, emocionado, o deputado Gil Pereira.

E completou: “Conheci Pedro Vaquer em 2015, lutando para participar dos leilões federais de energia naquele ano, licenciamento que conseguimos junto ao governo estadual, com apoio do atual secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira. Então, o Pedro pediu-me a indicação de município para instalação desta usina (leilão de 2014). Escolhi Januária, terra dos meus avós, Diógenes Martins Pereira e Henriqueta Pereira, e da minha mãe, Walquíria Pereira, onde também morei por cinco anos na infância. Estamos trazendo desenvolvimento, empregos, renda e energia limpa para Januária”, ressaltou Gil Pereira.

Gil Pereira citou, ainda, as inaugurações também realizadas nesta terça-feira (29/10) em Jaíba: Usinas Brisas Suaves (5,5 MW), em parceria com a Sindustrial, do Galo (1 MW) e Manga 3 (5,3 MW), exclusivamente da Solatio. “Agradeço ao presidente Pedro Vaquer e à sua equipe. Cerca de 80% das dezenas de projetos da empresa estão sendo implantados na nossa região, incluindo as grandes usinas, como a de Janaúba (1,3 GW)”, disse o deputado Gil Pereira. 

Deputado do Sol’

“Parabenizo e homenageio o deputado Gil Pereira por sua luta incansável em favor do avanço da energia solar no Brasil. Lembro de Gil Pereira em romaria ao gabinete do ex-ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que o apelidou de ‘O Deputado do Sol’. Cobrava, semanalmente, a realização de novos leilões fotovoltaicos. E agora trabalha pela necessária ampliação das linhas de transmissão, condição básica para a implantação das novas usinas no Norte de Minas. Creio que deve mostrar ao governo federal, ainda, que a abertura do mercado garantirá a expansão e redução do custo da energia ao consumidor”, afirmou o presidente da Solatio, Pedro Vaquer Brunet.

A cerimônia também contou a presença de diretores e funcionários da Solatio, além de diversas autoridades, dentre as quais o prefeito de Januária, Marcelo Felix; o vereador de Montes Claros, Ildeu Maia; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Janaúba e diretor da ABGD, Walter Abreu; o ex-secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo; e o ex-secretário de Minas e Energia do Estado de São Paulo, Milton Flávio.

E mais: vice-prefeito de Montes Claros e presidente da Fiemg Norte, Adauto Marques; secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Torquato; prefeito de Lontra, Dernival Macarrão; vice-prefeito de Janaúba, Elton Freitas; ex-prefeito de Ponto Chique, José Geraldo Rocha (Gê Bodão); vice-prefeito de Bocaiuva, Zé Marião; ex-prefeito de Jaíba, Jimmy Murça; e vice-prefeito de Olhos D’Água, Neto Palácio dos Colchões.

A “Usina Fotovoltaica Deputado Gil Pereira” conta com 27 mil placas solares

Com suas esposas, Pedro Vaquer e Elvira, prefeito Marcelo Felix e Vanessa, Gil Pereira e Christina, e Ana Elizabeth (irmã do deputado)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*