Home » Destaque » ENERGIA SOLAR / GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: Deputado Gil Pereira participa do lançamento da Cemig S!M
ENERGIA SOLAR / GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: Deputado Gil Pereira participa do lançamento da Cemig S!M
Presidente da Cemig S!M, Danilo Gusmão; deputado Gil Pereira; presidente da Cemig, Cledorvino Belini; diretor de Gestão de Participações, Daniel Costa; diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais, Marco Antônio Lage; e diretor da Cemig S!M, João Paulo Campos

ENERGIA SOLAR / GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: Deputado Gil Pereira participa do lançamento da Cemig S!M

Nova marca da Companhia focada em energia solar fotovoltaica e tecnologia, o lançamento da Cemig S!M foi realizado pelo presidente Cledorvino Belini nesta terça-feira (08/10/19), em Belo Horizonte, contando com a participação do deputado Gil Pereira, presidente da Comissão das Energias Renováveis da Assembleia Legislativa, especialistas do setor e empresários.

“Mais uma boa notícia para o Estado, principalmente a nossa região. O presidente Belini destacou a parceria com a empresa Mori, para implantação de 32 novas usinas fotovoltaicas em 17 municípios do Estado, a maioria no nosso Norte de Minas, até 2020. O investimento total será de R$ 612 milhões, gerando 3 mil empregos diretos no pico da implementação. Essa conquista me deixa muito feliz, pois desde 2011 trabalho na construção da legislação mineira de incentivo ao setor e, agora, colhemos o resultado”, ressaltou o deputado Gil Pereira.

Graças à Lei do Deputado Gil Pereira – Lei da Energia Solar Fotovoltaica, única no país que isenta de ICMS usinas solares até 5 MW (geração distribuída), centenas de empreendedores estão investindo no Estado, com destaque para a implementação de plantas fotovoltaicas na região Norte.

A Cemig S!M atuará no mercado de energia compartilhada por meio de geração distribuída, cogeração e armazenamento de energia, serviços tecnológicos, eficiência energética, gestão de iluminação pública e utilidades, mobilidade elétrica e serviços em conta, dentre outras atividades.

Fazendas solares

Ao final deste ano, 237 GW/h/ano de energia gerados em 23 dessas fazendas solares poderão ser consumidos por cerca de 11 mil clientes dos setores do comércio e da indústria, atingindo em seguida o segmento residencial, com economia de até 18% na tarifa, dependendo do prazo contratual de fornecimento. Em 2020, projeto alcançará geração de 300 GW/h/ano para atendimento a 16 mil clientes.

O diretor da empresa Mori, Kazuo Shiraga, que detém 51% na parceria com a Cemig, explicou que “5 MW gerados de energia solar correspondem a R$ 250 mil por ano de receita para o município que sedia a usina fotovoltaica”.

Considerada a energia do futuro, a geração de energia solar já é utilizada em larga escala em países como China, EUA, Japão e Alemanha. Atualmente, cerca de 1,3% de toda energia produzida no país vem da matriz solar, evidenciando o tamanho da oportunidade que o mercado apresenta.

Para investir neste segmento, a Cemig está lançando sua nova marca focada em tecnologia, inovação e sustentabilidade, a Cemig S!M, empresa que representa a fusão entre a Cemig Geração Distribuída (GD) com a Efficientia, proporcionando ganhos em sinergia. Significa, segundo seu presidente, Cledorvino Belini, uma evolução dos negócios da Companhia e pretende ser o maior player de geração distribuída do Estado, com a governança e a expertise da Cemig.

Vice-presidente da Fiemg, Márcio Danilo Costa, e deputado Gil Pereira

Deputado Gil Pereira e diretor da empresa Mori, Kazuo Shiraga

Presidente da Cemig, Cledorvino Belini; diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais, Marco Antônio Lage; diretor de Gestão de Participações, Daniel Costa; e deputado Gil Pereira

“>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*