Home » Destaque » Deputado Gil Pereira participa do Roteiro do Peruaçu
Deputado Gil Pereira participa do Roteiro do Peruaçu

Deputado Gil Pereira participa do Roteiro do Peruaçu

A V Expedição Caminhos dos Geraes – 2017 foi idealizada e será executada de 7 a 10 de setembro pela Fundação Genival Tourinho, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, dos institutos Grande Sertão e Vidas Áridas e, também, da Organização Vida Verde (Ovive). Iniciado em 2005, o evento conta com participação de pesquisadores, estudantes, ambientalistas, jornalistas, representantes da comunidade e convidados, que deslocam-se pelo território norte-mineiro observando belezas naturais, como veredas, cachoeiras, rios, parques e cavernas, bem como registrando agressões ao meio ambiente.

O DEPUTADO GIL PEREIRA participará do Roteiro do Peruaçu, que sairá de Montes Claros com destino a Januária, seguindo para a região do Rio Pandeiros (aquífero do Rio São Francisco e berçário reprodutivo de espécies); a região do Gibão (município de Montalvânia); o Parque Nacional Grande Sertão: Veredas; o Rio Carinhanha; e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

O denominado Roteiro do Espinhaço, sairá de Montes Claros com destino a Juramento e Itacambira. Por cima da Serra do Espinhaço, a expedição irá até Botumirim, onde cachoeiras e campinas serão visitadas, além de grutas que compõem a paisagem natural. Os expedicionários seguirão para Cristália e Grão Mogol. A rota foi proposta porque coincide com o momento de criação do Parque Estadual de Botumirim, resultado da luta de instituições com o objetivo de preservar a fauna e flora regionais, além das cachoeiras belíssimas existentes.

O Roteiro Serra do Cabral sairá de Montes Claros com destino a Jequitaí, onde será visitado o local de construção da Barragem de Jequitaí (Chupador). Seguirá para Francisco Dumont, subindo a Serra do Cabral. O trajeto prosseguirá em direção a Joaquim Felício e Buenopólis para, depois, os expedicionários chegarem até Augusto de Lima, Lassance e Várzea da Palma, retornando a Montes Claros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*