Home » Notícias » Capitão Enéas: energia solar abate custo na agricultura irrigada
Capitão Enéas: energia solar abate custo na agricultura irrigada

Capitão Enéas: energia solar abate custo na agricultura irrigada

O presidente da Com. de Minas e Energia, deputado Gil Pereira, e outros parlamentares conheceram de perto um dos primeiros empreendimentos de agricultura irrigada no País a implantar placas fotovoltaicas para suprir suas necessidades energéticas, em Capitão Enéas, no Norte de Minas. Setenta e duas placas de energia solar mantêm em funcionamento sistema em área de 30 hectares.

“O Atlas Solarimétrico da Cemig indica evidente vocação regional para o uso da energia fotovoltaica. Desde pequenos produtores familiares até a fruticultura de larga escala podem se beneficiar com redução de custos da energia elétrica”, ressalta Gil Pereira.

Proprietário da Fazenda Lagoa do São João, dr. Joaquim Manuel de Oliveira informa que o investimento de R$ 160 mil deve ser recuperado em quatro anos. O engenheiro de produção, Matheus Bastos, cita que o sistema elétrico convencional apresentava consumo e custo elevados: “A expectativa é zerar o custo anual. Épocas com menor demanda de energia e maior produção geram créditos para outros momentos”.

A Cemig tem investido para ampliar a sua atuação nessa área, já que existe expressivo aumento da demanda por novas ligações à sua rede de distribuição. “Esse tipo de energia já é realidade”, afirmou Gil Pereira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*