Home » Destaque » BOCAIUVA / UTI MÓVEL: Deputado Gil Pereira entrega Unidade de Suporte Avançado ao SAMU Macro Norte
BOCAIUVA / UTI MÓVEL: Deputado Gil Pereira entrega Unidade de Suporte Avançado ao SAMU Macro Norte

BOCAIUVA / UTI MÓVEL: Deputado Gil Pereira entrega Unidade de Suporte Avançado ao SAMU Macro Norte

A inauguração da nova Unidade de Suporte Avançado (USA) foi realizada no dia 04/10/19, com participação do deputado Gil Pereira e da prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves, e do seu vice, Zé Marião. Equipado e tripulado para atender casos de urgência e emergência, em plantão de 24 horas, o veículo passa a apoiar o outro de Suporte Básico (USB) já disponível, no município de Bocaiuva.

“Mais uma conquista para o nosso Norte de Minas! Ambas as ambulâncias foram demandas apresentadas por mim em 2017 ao então ministro da Saúde, Ricardo Barros, do meu partido. Esta nova ambulância permitirá a remoção direta de pacientes de alta gravidade para atendimento em Montes Claros, assegurando cobertura também aos municípios de Engenheiro Navarro, Olhos D’água, Francisco Dumont, Guaraciama e Joaquim Felício”, ressaltou o deputado Gil Pereira, ao agradecer à prefeita Marisa Alves a placa entregue de reconhecimento ao seu trabalho.

“A Saúde sempre foi prioridade na minha atuação parlamentar. Antes da existência do SAMU, criei o Disque Saúde, serviço de vans mantido por 17 anos, que auxiliava no transporte de pacientes para realização de diversos tratamentos de saúde”, completou Gil Pereira.

Equipe

A base descentralizada de Bocaiuva já contava com uma USB, que é uma ambulância tripulada por um técnico em enfermagem e um condutor-socorrista. E, agora, conta também com uma USA, com equipe formada por um médico, enfermeiro e condutor, que atende a casos mais graves, além de transferências entre hospitais, já que trata-se de uma UTI móvel. Além disso, a unidade avançada dispõe de alta classe de medicamentos, fundamentais para a sobrevida do paciente durante o transporte.

Para operação da nova unidade, a equipe também foi ampliada e passa agora a contar, além dos 11 enfermeiros e 5 condutores-socorristas, com 7 médicos que passam a integrar o atendimento.

Também participaram da solenidade, dentre outras autoridades: o presidente do Cisrun/SAMU Macro Norte e prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista; o prefeito de Olhos D’água, Rone Dias; a diretora-executiva do Cisrun/SAMU Macro Norte, Kely Cristina Lacerda; e o presidente da Câmara dos Vereadores de Bocaiuva, Nésio Leite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*