Home » Destaque » BNDES e Banco do Nordeste oferecem crédito barato para placas solares em casa
BNDES e Banco do Nordeste oferecem crédito barato para placas solares em casa

BNDES e Banco do Nordeste oferecem crédito barato para placas solares em casa

Conquista também do deputado Gil Pereira, BDMG repassa o financiamento federal para micro e pequenas empresas do Estado, com assessoria da Fiemg

O BNDES lançou dia 05/06/18 financiamento de sistemas fotovoltaicos para pessoas físicas, atendendo a requerimento (RQC 3994/2015) do deputado Gil Pereira, quando presidiu a Comissão de Minas e Energia da ALMG. Economia no bolso para quem passar a gerar sua própria energia: o financiamento é pago abatendo na conta de luz. Conquista resultante da luta desde sua gestão como secretário de Estado (2011-2014), que atende toda a população do Norte de Minas. Produtores rurais, empresas, prefeituras e governos estaduais também foram contemplados (Fundo Clima).

“O BNDES atendeu à nossa solicitação. Para micro e pequenas empresas do Estado, o BDMG atua como repassador do financiamento. A assessoria da Fiemg, por sua vez, descomplica o acesso ao crédito”, explicou o deputado Gil Pereira.

BNB
O Banco do Nordeste (BNB) também lançou no dia 04/04/18 linha de financiamento semelhante, conforme requerimento do deputado Gil Pereira (RQC 5170/2016), para placas solares instaladas em residências e condomínios de moradias. Fatores que movimentam ainda mais o setor, gerando renda e empregos de qualidade, em Montes Claros e vários outros municípios norte-mineiros.

Fiemg

Empresas e pessoas físicas que possuem investimentos em energia solar fotovoltaica têm agora mais oportunidades de desenvolvimento para o seu negócio, podendo contar com o apoio da Fiemg para facilitar o acesso ao crédito.

O BNDES lançou recentemente importante linha de financiamento: o BNDES Fundo Clima, para máquinas e equipamentos novos nacionais. Em Minas, o BDMG atua como repassador do crédito (BDMG Solar Fotovoltaico), para a compra de equipamentos importados.

“É uma oportunidade ímpar para as empresas aproveitarem e investirem em seus negócios, com créditos a juros bem abaixo do mercado e prazos maiores para pagamento”, afirma Letícia Ataíde, gerente de Capitalização e Acesso a Mercados da Fiemg. A assessoria em financiamento da Fiemg é fruto de uma parceria com o BNDES e BDMG, e atendem micro e pequenas empresas de todo o Estado, gratuitamente.

Alternativa

Segundo dados da Annel, em 2016, o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior. A expansão acentuada aconteceu principalmente em residências (80%). Para 2024, o órgão estima que serão 886,7 mil unidades consumidoras que receberão créditos dessa energia, totalizando uma potência instalada de aproximadamente 3,2 GW.

A linha do BNDES, além de atender pessoas físicas, está aberta para quem precisa investir em mão de obra. As empresas que optarem pode este financiamento devem estar cadastradas no CFI – Credenciamento de Fabricantes Informatizado. O BDMG atende às empresas mineiras, sendo repassador do Fundo Clima.

Para mais informações, entre em contato: financiamento@fiemg.com.br ou pelo Tel.: (31) 3263-4389.

Confira no quadro abaixo as características de cada linha:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*