Home » Destaque » AUDIÊNCIA PÚBLICA: Projeto de captação de água no Rio Pacuí foi debatido na ALMG
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Projeto de captação de água no Rio Pacuí foi debatido na ALMG

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Projeto de captação de água no Rio Pacuí foi debatido na ALMG

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu, nesta terça-feira (26/9/17), o projeto da Copasa de construir estrutura de captação no Rio Pacuí, visando garantir alternativa complementar de abastecimento de água para a cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. Com repercussões judiciais, o projeto é polêmico e enfrenta resistência das comunidades ribeirinhas, que temem perder o volume de água necessário às suas atividades agropecuárias econômicas e de subsistência. A proposta inclui barragem, captação e adução no Rio Pacuí.

Autor do requerimento da audiência pública, o deputado Gil Pereira destacou, por um lado, o problema enfrentado pelos moradores de Montes Claros, principal polo da região, um dos municípios mineiros mais atingidos pela crise hídrica provocada por 6 anos de seca, sob a constante ameaça da falta de água: “A situação se agrava a cada dia, com intensificação da prática do racionamento e rodízio de abastecimento dos bairros. São cerca de 400 mil habitantes que precisam de nova alternativa e foi essa a solução apresentada pela Copasa. Entretanto, precisamos garantir estudo aprofundado, com medidas condicionantes, compensatórias e a revitalização da Bacia do Pacuí, em caráter emergencial, para assim também protegermos os ribeirinhos”, considerou o deputado Gil Pereira.

“Temos que entender também a situação dos municípios ribeirinhos, cujas comunidades temem ser prejudicadas. É necessário buscar o entendimento e assim chegar a um consenso que garanta os direitos dos dois lados da questão”, argumentou o deputado Gil Pereira.

Compuseram a mesa: presidente da Câmara de S.J. da Lagoa, Antônio Edmundo Pereira de Souza; prefeito de Lagoa dos Patos e presidente da Amesf, José Raul Reis; prefeito de Coração de Jesus, Robinho Dias; prefeito de Ponto Chique, Zé Boy; prefeito de Ibiaí, Larravardierie Cordeiro; secretário-executivo da Amams, Ronaldo Dias; diretor de Técnica e Expansão da Copasa, Alex Moura Aguiar; gerente de Pesquisa e Des. de Recursos Hídricos do Igam, Thiago Santana; conselheira do Comitê da Bacia dos Rios Jequitaí e Pacuí, Sirléia Drumond; presidente da Câmara de Coração de Jesus, Eduardo Nogueira; e presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Prates

Participaram prefeitos, vereadores e representantes comunitários dos seguintes municípios: Rio Pardo de Minas; São João do Pacuí; Lagoa dos Patos; São João da Lagoa; Capitão Enéas; Campos Azul; Montes Claros; Ibiaí; Ponto Chique; e Coração de Jesus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*