Home » Destaque » ALMG: Microusina fotovoltaica gera economia na conta de energia
ALMG: Microusina fotovoltaica gera economia na conta de energia

ALMG: Microusina fotovoltaica gera economia na conta de energia

A microusina de geração fotovoltaica, implantada na Assembleia Legislativa, completou um ano de funcionamento. Nesse período, além da energia consumida para o funcionamento do estacionamento da Rua Dias Adorno, local onde foi instalada, foram produzidos e injetados na rede da Cemig 62.462 quilowatts-hora (kWh), gerando uma economia de R$ 22 mil nas contas de energia do Palácio da Inconfidência e do Edifício Tiradentes.

“Por minha sugestão, a ALMG acompanha o protagonismo inovador de Minas, que é referência nacional porque saiu na frente com os incentivos necessários ao setor fotovoltaico. A microusina de geração solar garante economia financeira significativa para o Parlamento Mineiro, através do sistema de compensação de créditos. É resultado do nosso trabalho parlamentar, que desde 2013 criou ambiente institucional e legislação de estímulo às energias renováveis”, destaca o deputado Gil Pereira.

Em operação desde novembro de 2017, a microusina é composta por 160 módulos fotovoltaicos do tipo monocristalino de 325 watts‑pico (Wp) para cada e dois inversores fotovoltaicos, com capacidade de 52 quilowatt-pico (kWp). A área total utilizada é de 280 m². A titular da Gerência-Geral de Suporte Logístico (GSL), Maria Luiza Meinberg, enfatiza que a energia fotovoltaica tem a vantagem de ser limpa, com baixo impacto no meio ambiente, se comparada aos tipos tradicionais de geração elétrica. “Vale destacar que até o momento a produção da microusina corresponde à não emissão na atmosfera de 36 toneladas de CO2 ou ao não desmatamento de 924 árvores”, acrescenta a técnica.

Iniciativa está em operação desde novembro de 2017

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*